domingo, 27 de novembro de 2011

Continuação: Platyhelminthes

Classe de Platelmintos

• Classe dos Cestódeos - São todos endoparasitas



O s cestódeos são representados principalmente pelas tênias, das quais as duas mais conhececidas e de maior importância médica são a Taenia solium e a Taenia saginata, que parasitam o intestino humano.



Esses animais são conhecidos popularmente por solitárias, pelo fato de que, normalmente, ocorre apenas um indivíduo no intestino humano parasitado. Elas podem atingir grandes tamanhos, chegando até aproximadamente oito metros de comprimento.



A parte anterior do corpo de uma tênia lembra uma pequena cabeças. É denominada escólex e é nela que se situam as ventosas através das quais o animal se fixa à parede intestinal do hospedeiro.


Observe o desenho esquemático do escólex de Taenia solium e de Taenia saginata. É possivel diferenciar uma tênia da outra pelo escólex, pois a primeira possui, além de ventosas, ganhos que não ocorrem em Taenia saginata.


A partir do escólex, o corpo da tênia é formado por numerosas partes que se repetem e são chamadas proglótides. Elas são formadas por um processor chamado estrobilação, que ocorre apenas numa pequena parte do cxorpo próxima ao escólex. Assim que nas formadas, as proglótides são pequenas e porco desenvolvidas, mas à medida que novas proglótides vão sendo formadasm as que já haviam sido produzidas passam a ficar mais distantes do escólax, e começam a crescer. Em cada proglótide há desenvolvimento do sistema reprodutor, sendo que o primeiro desenvolve-se o sitema masculino e, depois, numa mesma proglóide, o sistema feminino.



No caso da espécie Taenia solium o hospedeiro intermediadío é o porco, enquanto que da espécie Taenia saginata é o boi.


A larvas são os cisticercos e ficam no meio das fibras da carne de boi ou porco, com aspecto arredondado e esbranquiçado. Por isso, fala-se popularmante que essas carnes estão com canjicas ou pipocas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário