sábado, 26 de novembro de 2011

Continuação: Platyhelminthes

Classes de Platelmintos


• Classe turbelários - Animais de vida livre





Os principais representantes dos turbelários são as planárias, como a representada na ilustração.










A planária apóia-se no substrato com a região ventral do corpo, que é bem mais clara do que a dorsal. Na região dorsal e anterioir do corpo, existem estruturas que lembram ''olhos'', os ocelos. Eles não formam imagens, mas permitem à planária perceber variações de sombras e luz, preferindo viver abrigadas em locais sombreados.




A boca e o poro genital situam-se na região ventral.




Para se alimentar, normalmente a planária desliza sobre o alimento e projeta uma longa faringe através da boca; libera, então, enzimas digestivas e suga o alimento parcialmente digerido. O intestiino ramificado é responsável pela distribuição e digestão parcial dos nutrientes pelo corpo.



As planárias são hermafroditas, mas raramente apresentam autofecudação. Assim, para a reprodução sexuada há necessidade de dois indivíduos, que se unem de forma a colocar seus poros genitais em contato. Dessa forma, os espermatozóides de uma planária podem alcançar e fecundar os óvulos da outra.










O animal também é dotado de grande poder regenerativo. Pode-se, experimentalmente, cortá-la em duas ou mais partes e observar que cada um delas regenera completamente o animal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário