sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Porifera

Para o nosso estudo sobre o reino aminal, consideraremos nove filos apenas: Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematoda, Mollusca, Annelida, Arthropoda, Echinodermata e Chordata.



Filo Porifera



Aplysina fistularis



O filo dos poríferos é formado por diversas espécies de animais conhecidos por esponjas. O nome dado a esse filo deriva do fato de serem as esponjas animais cujo corpo possui numerosos poros, que estabelecem uma ligação entre o ambiente externo e o interior do corpo.


Todas as esponjas são animais aquáticos. A maioria é marinha, existindo algumas espécies de água doce. Uma importante diferença entre as esponjas e a maioria dos outros animais é que elas são sésseis (fixas a um substrato).



A esponja, como todos os animais, é heterótrofa. Não podendo se locomover para encontrar seu alimento, ela sobrevive graças a nutrientes trazidos pela água que esse animal faz circular pelo seu corpo. Essa circulação de água é orientada: entra pelos poros, cai no átrio e sai pelo ósculo.


A esponja também depende da água que circula pelo seu corpo para as trocas gasosas; ela retira o oxigênio que está dissolvido na água e os envia para suas célular por difusão. O gás carbonico resultante da respiração celular também é eliminado na água.


Alimento particulado dissolvido na água fica retido em uma região dos coanócitos, o colorainho. Dos coanócitos, os nutrientes são enviados para outras células das esponja, muitas delas localizadas na camada intermediária.



As espículas são estruturas que compõem o endo endoesqueleto (esqueleto interno) e sãoi responsáveis pela sustentação do corpo desses animais.




As espículas podem ser de sílica ou carbonato de cálcio. A lém de espículas, algumas esponjas possuem espongina, que são fibras protéicas. As esponjas que possuem apenas espoongina em seu esquele são macias e são utilizadas desde tempos antigos para banhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário